[VÍDEO] Estudantes de escola pública criam braço robótico para ajudar crianças com paralisia cerebral

0
537
estudante testa braço robótico capaz de ajudar crianças com paralisia cerebral

Um projeto incrível e feito no Brasil! Estudantes do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Eletrotécnica da Escola Técnica Estadual (Etec) Jaraguá (SP) criaram um braço robótico para ajudar crianças com paralisia cerebral.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O equipamento é capaz de reproduzir, em tempo real, movimentos humanos.

Cada gesto que a pessoa faz é captado e enviado ao protótipo, via radiofrequência, e o braço robótico imita a movimentação.

O projeto foi apresentado na edição mais recente do Latin American Congress of Artificial Organs and Biomaterial (OBI) e é resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O melhor da sessão em Neuroreabilitação

“Foi incrível. Nosso projeto foi reconhecido como o melhor da sessão em Neuroreabilitação, apesar de estarmos em meio a muitos projetos de pós-graduação”, disse o estudante Eric Frazão, de 17 anos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Acredito que essa participação foi importante para trazer mais confiança e maturidade, tanto individual quanto em grupo”, acrescentou.

Fisioterapia infantil

O propósito do braço robótico é ajudar na fisioterapia infantil, especialmente os pacientes em reabilitação, por meio de atividades lúdicas que contribuam para o desenvolvimento da parte cognitiva e motora, reduzindo, assim, as sequelas da paralisia cerebral. 

O foco é promover a independência dos pequenos pacientes em tarefas do dia a dia.

“Por exemplo, a criança agarra uma bolinha e coloca em uma caixa, e o braço robótico imita esse movimento”, explicou Frazão.

No vídeo abaixo, veja o braço robótico em ação:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fonte: Canaltech; Fotos de capa: Reprodução/Instagram @centropaulasouza

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.