Sem internet em casa, filho de agricultores é aprovado em Medicina na Federal do Piauí

0
225

Antônio Apolinário Sousa, um jovem de 20 anos, filho de agricultores, conquistou uma vaga no curso de Medicina na Universidade Federal do Piauí, apesar do desafio de não ter internet em casa. Para assistir às aulas, ele se deslocava até a casa de parentes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Prova viva de que foco, superação e persistência podem te levar longe, Antônio concluiu o Ensino Médio na Unidade Escolar Antônio Pereira de Araújo, localizada em São Luís do Piauí. Agora, ele conta os dias para começar as aulas do seu tão sonhado curso na UFPI.

“Eu não tinha internet em casa e isso foi um obstáculo. Eu ia até à casa de meu tio para assistir às aulas. Minha rotina de estudo era de 19h às 23h da noite. Usava mais a internet e lia alguns livros do Ensino Médio e Fundamental. Eu não fiz cursinho, pois não tinha como arcar e a minha estratégia era começar dos assuntos mais básicos e seguir até o mais avançado. Nessa época conheci os grupos Pré-Enem da Seduc e me tornei monitor e corretor de redação Pré-Enem, onde conheci vários professores e me preparei mais ainda, foi uma sensação muito boa”, revela Antônio.

Antônio não tinha internet na própria casa. Foto: Arquivo pessoal

Trajetória

Antônio começou a prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no 1º ano do Ensino Médio, para ganhar experiência.

“Agradeço primeiramente a Deus, aos meus pais por todo o incentivo, à minha família, aos meus irmãos e à minha cunhada. A aprovação representa um resultado de muita dedicação e esforço. Eu contei com o apoio da minha escola, dos professores que me auxiliaram nos estudos e das aulas por meio do Canal Educação”, comenta o estudante.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ele enfatiza que sempre contou com o suporte dos pais que incentivavam seus estudos e compartilhavam seu grande sonho de se tornar médico.

O sonho da minha família era que eu me tornasse médico e que eu fosse o médico da família. Esse não é um sonho só meu, mas de todos, pois sabemos que em São Luís os profissionais são escassos, principalmente em Medicina. O meu sonho sempre foi fazer esse curso, sempre busquei ajudar as pessoas e vejo que a Medicina é um meio de ajudar as pessoas no seu bem-estar.  Acho que é uma área muito humana, principalmente quando o profissional é de bom coração e ajuda muito as pessoas”, afirma.

Inspiração

A diretora da escola onde Antônio concluiu o Ensino Médio, Crislane de Araújo Sousa, considera o sucesso do jovem uma fonte de orgulho para a Educação Pública e um estímulo para outros estudantes.

“Inicialmente, eu fiquei muito emocionada e também muito feliz pelo Antônio, até mesmo pela sua história de vida. A jornada que ele enfrentava para frequentar a escola já era uma luta diária e eu fiquei imensamente feliz pelo fato de que Antônio sempre foi aluno de escola pública. Dentro da sala de aula, ele sempre foi um aluno dedicado, esforçado e muito educado. Antônio é a prova viva de que a Educação Pública é de qualidade e jovens como ele se tornam exemplos, tanto para outros estudantes, como para nós que fazemos a Educação, por ser a prova viva de que vale a pena todo o esforço diário e toda dedicação para fazer com que a escola pública seja, sim, um ensino de qualidade”, comentou.

Voaaa, Antônio!!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fonte: Governo do Piauí; Foto de capa: Antonio Rocha

Quer mais uma razão para acreditar? Dá o play!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.