Menina de 13 anos incentiva leitura espalhando livros em casinhas de madeira ao ar livre (BA)

0
1170
menina abraça casinha de madeira que contém livros

A adolescente entusiasta das artes é apaixonada pela literatura desde que se entende por gente. Foi em sua casa, em uma pequena cidade do interior da Bahia (Irecê), que Clara Beatriz teve seu primeiro contato com um livro.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Lembro dos meus livrinhos plásticos que levava para brincar na água, Minha mãe lia livros pra mim todas as noites e aprendi a ler assim, eu lia uma página e ela, outra”, conta a vencedora do Prêmio Voluntariado Transformador.

A menina, que começou seu 9º período este ano, tem seu projeto de incentivo e fomento à leitura há mais de dois anos. “O Projeto Casinha de Livro são casinhas de madeira dispostas em praças públicas da minha cidade. Algumas cidades vizinhas e outros estados, como o Pará e Ceará, já têm algumas dessas minibibliotecas”, explica a jovem voluntária. Um charme, não é?!

menina abraça casinha de madeira que contém livros
Foto: Clara Beatriz/Arquivo pessoal

A ideia nasceu de uma viagem que Clara fez com a família indo à Salvador, na Bahia, e se encantou com um projeto local chamado Livros Livres. “Foi encantamento à primeira vista! Eu tinha 9 anos, e passei um ano para convencer meus pais a concretizar esse sonho”, relembra. 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Convencer seus pais a ajudarem na idealização do projeto, desde a montagem da casinha até os aspectos jurídicos, foi um trabalho difícil, já que eles não imaginavam que a menina levaria a ideia a frente. Com muita conversa e amor, Clara conseguiu conquistar o coração de dona Maria José e de seu Paulo, pais da menina.

Atualmente, a maior dificuldade do projeto é conseguir doações suficientes para a demanda de livros, mas a menina não se deixa abalar e tem planos futuros que surpreendem. “Quero levar as casinhas para outros estados do país, vamos espalhar a leitura por todos os cantos do Brasil”, sonha Clara.

Clara em visita a uma comunidade quilombola
em que levou doações de livros de suas casinhas. Foto: Clara Beatriz/Arquivo pessoal

Prêmio Voluntariado Transformador

A primeira edição do Prêmio Voluntariado Transformador foi uma iniciativa realizada pelo Atados em parceria com o Minas Voluntários e Fundamig. O evento premiou iniciativas em quatro categorias (saiba mais aqui), entre elas a categoria destinada a atividades de voluntariado, realizadas por pessoas físicas que geram impactos transformadores na sociedade. Entre os dez finalistas, três foram selecionados como vencedores. Este conteúdo faz parte de uma série de textos contando a história desses três voluntários transformadores!

Clara com seu prêmio. Foto: Clara Beatriz/Arquivo pessoal

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Faça parte dessa história

Acreditamos no poder da mobilização coletiva. Por isso, te convidamos a vir junto com a Clara e o Atados e levar o Projeto Casinha de Livros e outras organizações sociais mais longe. Compartilhe esta matéria com seus amigos e amigas!

Selecionamos vagas de voluntariado que se mobilizam pela causa da educação, venha conhecê-las! Acesse linklist.bio/VagasRPA e participe da transformação! Conheça todas as oportunidades aqui (www.atados.com.br).

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.