Primeiro ônibus 100% elétrico movido a energia solar começa a circular no Ceará

0
1700
ônibus elétrico lançado no Ceará

Um ônibus elétrico, que é totalmente movido a energia solar, foi desenvolvido lá no Ceará, mas a ideia é espalhá-lo pelo Brasil inteiro!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

ônibus elétrico lançado no Ceará
Foto: divulgação

Índios do Pantanal pedem socorro: famílias estão vivendo em condições desumanas sem comida e água. Ajude nessa vaquinha!

Ônibus tem autonomia de 300 quilômetros

O ônibus foi produzido pela empresa EDP e possui um conjunto de baterias que garante autonomia de 300 quilômetros para o veículo.

O investimento para fabricar o ônibus elétrico foi de 4,85 milhões e o desenvolvimento ficou por conta da área de Pesquisa & Desenvolvimento da Usina Termelétrica (UTE) Pecém e teve a parceria da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Testes

Por enquanto, o veículo está sendo utilizado para o transporte de funcionários entre Fortaleza e São Gonçalo do Amarante, onde fica a usina.

A recarga é feita através de um ponto de apoio, instalado no estacionamento da usina. Para que o ponto de recarga funcione, foi preciso instalar 183 placas solares na usina.

ônibus elétrico lançado no Ceará

A EDP tem como objetivo liderar a transição energética no país, e a mobilidade elétrica tem recebido atenção especial da companhia. O ônibus elétrico solar é uma inovação que mostra o potencial dessa solução sustentável para o transporte urbano e rodoviário de massa”, afirma Cayo Moraes, gestor executivo de operação na EDP no Brasil.

A segunda fase do projeto testará a aplicação de filmes fotovoltaicos orgânicos no teto do ônibus. Essa adaptação permitirá a geração de energia elétrica a partir da luz do sol, prolongando o tempo das baterias.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Esse tipo de iniciativa só facilita o transporte urbano e a sustentabilidade nas grandes cidades. Além disso, com o custo menor de manutenção dos ônibus elétricos, os preços das passagens podem cair, consequentemente.

Fonte: CicloVivo

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.