Caminhoneiro com 40 anos de profissão lança livro de poesias sobre as estradas e paisagens do Brasil

0
657
Caminhoneiro com 40 anos de profissão lança livro de poesias sobre as estradas e paisagens do Brasil

Nos últimos 40 anos, o caminhoneiro Américo Zanete Magalhães desbravou milhares de quilômetros de estradas Brasil afora.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Entre uma viagem e outra, Américo tira algumas horas do dia para escrever poesias e versos carregados de afeto na boleia de seu companheiro de estrada.

É uma vida de pura satisfação para o caminhoneiro, que conseguiu juntar as duas coisas que mais ama fazer: viajar e escrever. ?

Caminhoneiro com 40 anos de profissão lança livro de poesias sobre as estradas e paisagens do Brasil
Incentivado por amigos, ele publicou neste ano o 1º livro. (Foto: Kísie Ainoã)

Em geral, seus poemas são dedicados às paisagens que ele contempla, à Deus e às pessoas que conheceu em cada trajeto.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Esse conjunto de inscritos foi compilado no primeiro livro de Américo, “Estradas, Madrugadas e Poesias”, lançado no dia 30 de abril em Campo Grande (MS).

Em entrevista ao portal Lado B, o poeta, escritor e caminhoneiro disse que sempre gostou de escrever, mas só agora passou a expor suas obras ao público graças às redes sociais.

“Escrevo poesias desde jovem, mas como tenho dificuldade com a escrita manual, foi com minha entrada no Facebook e no WhatsApp que comecei a divulgá-las ao público”, explicou.

Américo é caminhoneiro há mais de 40 anos e não pensa em parar. (Foto: Kísie Ainoã) – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Apesar de ter se aposentado, Américo, hoje com 60 anos, não conseguiu abandonar a vida na estrada. Ele é caminhoneiro desde muito jovem e não tem planos de parar tão cedo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Em fevereiro de 1981 (aos 20 anos), tirei a primeira habilitação com objetivo de ser motorista de caminhão, pois já estava inserido nesse meio. Estou aposentado há quatro anos, mas como me sinto muito bem, não tenho planos de parar de viajar”, afirmou.

Na rede social, ele compartilha com os amigos as poesias que faz. (Foto: Kísie Ainoã)

Em sua visão, as viagens que realiza e suas poesias se complementam. Além disso, o simples ato de escrever alivia seu estresse.

“Eu falo de paisagens, situações que vivo ou presencio nas minhas muitas viagens e até mesmo das notícias das estradas que assisto na mídia. A escrita também é uma válvula de escape para a solidão e as tensões da boleia”, comentou.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ter dominado o uso do celular foi fundamental para Américo, que o utiliza para transcrever suas ideias sempre que elas aparecem. A gente sabe… Inspiração não tem hora para chegar, só acontece.

“Conto com a ajuda do gravador de voz no celular que tem tido grande relevância, pois quando vem a inspiração, gravo algumas palavras chaves. Depois, normalmente nas madrugadas, faço transcrição”.

Caminhoneiro com 40 anos de profissão lança livro de poesias sobre as estradas e paisagens do Brasil
Caminhoneiro segura o livro que foi lançado no dia 30 abril. (Foto: Kísie Ainoã)

Claro que há períodos que ele simplesmente não consegue produzir nada – o famoso “bloqueio do escritor”, que esse redator conhece muito bem! – mas nada que cause uma preocupação.

Uma hora ou outra, a inspiração sempre volta a aparecer. “Às vezes, enfrento períodos de seca, mas isso não me incomoda, pois sei que a qualquer momento pode disparar um gatilho que me leve a escrever um poema. Já fiz isso em guardanapos de papel durante um almoço ou jantar”, recordou.

Sobre o lançamento de seu primeiro livro, o escritor e caminhoneiro diz que foi uma inesperada oportunidade, uma vez que ele não tinha planos de publicá-lo.

Tudo foi possível graças ao apoio incondicional de amigos e familiares, que o incentivaram do início ao fim. “A edição desse livro, na verdade, somente se materializou por conta do incentivo da esposa e muitos amigos que me levaram a acreditar ser possível publicá-lo”, destacou.

Em breve, Américo deve lançar uma segunda obra, já que tem poesias suficientes em seu repertório. “Eu tenho material para um ou dois livros, mas irei aguardar um pouco para ver primeiro como será esse projeto. Mas acredito sim que irei fazer parcerias com a editora”, concluiu.

Você pode adquirir o livro “Estradas, Madrugadas e Poesias” entrando em contato com a editora pelo fone (67) 99297-4890.

Fonte: CG News / Lado B

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.