Prédio francês inspirado na Floresta Amazônica e coberto por plantas medicinais é eleito “Construção do Ano”

0
616
Prédio inspirado na Floresta Amazônica e coberto por plantas medicinais é eleito

Um lindo edifício inspirado na Floresta Amazônica localizado em Paris, na França, ganhou o prêmio de “Construção do Ano” do portal ArchDaily, especialista em arquitetura e engenharia civil.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O prédio de 6 andares foi batizado de “Villa M” e tem uso misto, reunindo em um só lugar uma clínica de saúde, restaurante, hotel, espaço de coworking, área de conferência e até escritórios de pequenas startups.

Prédio inspirado na Floresta Amazônica e coberto por plantas medicinais é eleito "Construção do Ano"

Segundo o estúdio de arquitetura franco-brasileiro Triptyque, que projetou o edifício, o foco é “ser um espaço que celebra um novo pacto entre a cidade, a natureza e a saúde”.

Numa primeira vista, o que mais chama a atenção no Villa M é a sua fachada-viva, formada por enormes vigas de estrutura metálica que abrigam centenas de plantas herbáceas medicinais, árvores frutíferas e espécies perenes de médio e grande porte.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Prédio inspirado na Floresta Amazônica e coberto por plantas medicinais é eleito "Construção do Ano"

Boa parte da estrutura do prédio foi montada através de estruturas pré-fabricadas, que garantem o encaixe perfeito das plantas e peças de sustentação.

“O próprio prédio é o suporte desse jardim vertical, que vai crescer ao longo do tempo e ocupar toda a fachada, transformando o edifício em uma floresta vertical e medicinal e tornando-se a arquitetura principal”, explicou Guillaume Sibaud, sócio da Triptyque.

Prédio inspirado na Floresta Amazônica e coberto por plantas medicinais é eleito "Construção do Ano"

A ideia da fachada-viva é trazer mais natureza à capital francesa e seus moradores, que carecem de áreas verdes, especialmente nos subúrbios e na periferia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para Guillaume, a construção de infraestruturas verdes “é uma missão urgente que deve ser cumprida por todos os agentes, gestores e desenvolvedores de espaços urbanos”.

Além da imponência visual, o jardim vertical do Villa M traz mais conforto térmico aos seus residentes, ao mesmo tempo em que colabora com a eficiência energética do edifício.

De acordo com seus idealizadores, a infraestrutura do prédio vai além ao reter a água da chuva para consumo e reduzir a poluição do ar não apenas dentro do prédio, mas ao redor de toda a rua, que fica no bairro parisiense de Montparnasse.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Confira fotos do seu interior:

#1

#2

#3

#4

Com tantas ideias incríveis colocadas em prática, o Villa M foi um dos projetos brasileiros vencedores do Prêmio ArchDaily “Building of the Year 2022”, vencendo na categoria Arquitetura Hospitalar.

“Este é um reconhecimento que compartilhamos com os principais parceiros que uniram mentes e esforços para que isso acontecesse”, afirmou um porta-voz do escritório Triptyque, acrescentando que a equipe do projeto arquitetônico também incluiu paisagistas, urbanistas, botânicos e jardineiros.

Fonte: Ciclo Vivo
Fotos: Michel Denancé

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.